20 de outubro de 2008

Explicação

Para quem pensa que pirei de vez, e agora me da pela investigação de insectos, só vou deixar aqui um pequeno post (o 2º de hoje...Arranja uma vida pah!!) para tentar explicar só uma milesima parte do porque do título deste blog.
Os que me conhecem minimamente bem sabem que sempre tive um encanto peculiar pelo egipto e sobretudo no que diz respeito a mitologia, ora então dito isto, aqui fica:

"/..../Os egípcios, confundindo o grão usado pelo besouro para sua alimentação com o grão de esterco, em formato de pêra, sobre o qual a fêmea punha o seu ovo e que ficava enterrado no solo até a época do choco, viam no escaravelho um símbolo do deus-Sol, que rolava a sua esfera pelos céus, todos os dias, de leste a oeste. Da bolinha de esterco saía um inseto vivo, aparentemente autoconcebido; do mesmo modo, a vida também fora criada pelo Sol, sendo que o deus-Sol, criador de todas as coisas, era, como o escaravelho, autoconcebido.

Para eles , esse era ‘Khepra’ o famoso escaravelho sagrado. O velho escaravelho morre, mas do ovo que fecundou sai outro escaravelho, como a alma se escapa da múmia e sobe para o céu. Deste modo , o inseto era, para os egípcios, o símbolo da vida que se renova eternamente a partir de si mesma. É interessante salientar que a palavra egípcia que significa “aquele que vem a ser” é homófona de escaravelho e este tornou-se símbolo do deus ‘ao vir a ser’, do Sol nascente, da recapitulação diária da criação. Aquele que levasse essa imagem para a tumba tinha certeza de renascer para a vida. O escaravelho era, assim, o amuleto preferido de vivos e mortos.

Desta maneira, no Egito antigo, no tempo dos faraós e das pirâmides, os escaravelhos eram considerados sagrados e simbolizavam a imortalidade. Eram encontrados nas mumificações para proteger o morto no caminho para o Além."

Sem comentários: